top of page
vanessaronquim

Campanha de prevenção a queimaduras

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) divulga a nova edição do denominado “Junho Laranja”, campanha de conscientização sobre a prevenção de queimaduras. O período foi escolhido pela realização das festas juninas, ambientes propícios para a ocorrência de queimaduras por incluírem bebidas quentes, fogueiras e fogos de artifício.


De acordo com o cirurgião plástico e membro Titular da SBCP, Dr Daniel Sundfeld Spiga Real, falar sobre o Junho Laranja é extremamente importante, pois está cada vez maior o número de acidentes envolvendo queimaduras e que ocorrem principalmente no ambiente doméstico e com crianças.


“Dados do Ministério da Saúde revelam que, entre março de 2021 e março de 2022, ocorreram cerca de 2.300 internações hospitalares em crianças de 0 a 14 anos, por contato com água ou outros líquidos ferventes, sendo o maior grupo de risco o de crianças entre 1 e 4 anos de idade”, informa.


Dr Daniel Sundfeld Spiga Real destaca que quando o atendimento inicial é inadequado, as sequelas podem limitar e comprometer seriamente a qualidade de vida da vítima. “Nos casos de queimaduras mais extensas e profundas, os primeiros socorros e a condução do tratamento são essenciais para garantir a saúde do acidentado”.


Especificamente sobre as festas juninas, o médico alerta: “É preciso redobrar a atenção ao manipular bebidas e alimentos com altas temperaturas e também evitar brincadeiras perto de fogueiras, tanto para prevenir queimaduras por chamas quanto das vias aéreas por inalação de fumaça. Não solte fogos de artifício e tenha muito cuidado com produtos inflamáveis, já que ambos são grandes causadores de acidentes”, resume.


Ainda segundo o Dr Daniel Sundfeld, em casos leves é preciso colocar a região queimada em água fria por cerca de 15 minutos ou até aliviar a dor, secar com pano limpo e embrulhar o local. “Nunca toque a queimadura com as mãos, fure bolhas ou tente descolar tecidos grudados na pele queimada. Tais atitudes são extremamente prejudiciais, bem como a aplicação de qualquer produto na lesão”.


Por fim, o médico salienta que em alguns casos, a vítima necessita de cuidados médicos urgentes. “Esse atendimento deve ocorrer em queimaduras na cabeça, pescoço e pés; queimaduras causadas por eletricidade, além das extensas. Considera-se queimadura extensa uma área que meça mais que uma palma da mão”, conclui.














17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page