Estamos no mês que homenageia as mulheres, que apesar de incontáveis tarefas diárias sempre desejam se sentir mais bonitas.
Prova disso é o aumento crescente na busca por cirurgias plásticas. Dados da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) revelam um aumento de 25,2% no número de procedimentos realizados em mulheres entre 2014 e 2018.
Segundo o cirurgião plástico e membro titular da SBCP, Dr. Daniel Sundfeld Spiga Real, vários fatores podem explicar esse aumento, dentre eles, o maior acesso à informação sobre procedimentos estéticos, a busca por uma imagem corporal idealizada e a pressão social por uma aparência jovem e bonita. “A maior conscientização sobre a importância da autoestima e a influência das redes sociais e da mídia em geral na disseminação de padrões estéticos também contribuem de forma significativa para essa grande procura”, destaca.
Dr. Daniel Sundfeld explica que os procedimentos mais buscados pelas mulheres são: mamoplastia de aumento (implante de silicone nas mamas), lipoaspiração (remoção de gordura localizada), abdominoplastia (remoção de excesso de pele e gordura do abdômen), rinoplastia (correção do formato do nariz) e blefaroplastia (correção das pálpebras).
Ainda de acordo com o cirurgião plástico, há também uma tendência crescente em buscar cirurgias combinadas, que envolvem a realização de mais de um procedimento em uma única sessão. “A viabilidade de realizar essas cirurgias depende da saúde geral da paciente, da extensão dos procedimentos e da duração da cirurgia. Nem todos os procedimentos são seguros para serem combinados e o cirurgião deve avaliar cuidadosamente cada caso”, salienta.
“Antes de buscar uma cirurgia combinada, a mulher deve ter uma ampla discussão com o cirurgião plástico, que irá avaliar se os benefícios potenciais justificam os riscos envolvidos. Dentre tais riscos podemos citar maior tempo de cirurgia e anestesia, perda sanguínea aumentada, maior chance de complicações pós-operatórias e necessidade de internações prolongadas”, enumera.
Cuidados necessários – Ao buscar um cirurgião plástico, a mulher deve verificar se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, se tem experiência e qualificação na área, se utiliza técnicas e equipamentos seguros e modernos, e se o local da cirurgia é adequado e possui todos os recursos necessários para garantir a segurança do procedimento.
Outro ponto fundamental refere-se à necessidade de discutir as possibilidades de resultados com o cirurgião. É preciso ter expectativas realistas e consciência de que a cirurgia plástica não é uma solução mágica para problemas de autoestima ou outras questões emocionais.
Ter todos os cuidados pós-operatórios e respeitar o tempo de recuperação necessário para cada procedimento também são importantíssimos para o alcance de resultados satisfatórios.
Fonte: Vanessa Ronquim Comunicação
Comments