Médico fala sobre sintomas, formas de prevenção e tratamento
Celebrado em 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial visa alertar a população sobre os perigos causados pela doença.
Considerada uma enfermidade silenciosa, a hipertensão arterial (se não for tratada) pode levar a complicações graves, como doenças cardiovasculares, derrames cerebrais, insuficiência renal e perda de visão.
O cirurgião plástico, Dr. Daniel Sundfeld Spiga Real, explica que a hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma condição em que a pressão sanguínea nas artérias está elevada. “As principais causas incluem fatores genéticos, idade avançada, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de sal e álcool, estresse, entre outros”, enumera;
Segundo o Dr. Daniel Sundfeld, é comum a hipertensão arterial não apresentar sintomas perceptíveis, porém, eles podem incluir dores de cabeça, tonturas, falta de ar, palpitações, visão embaçada e sangramento nasal. “Geralmente, o tratamento envolve mudanças no estilo de vida, incluindo dieta saudável, exercícios físicos regulares e cessar tabagismo, além de medicamentos”.
“No caso de hipertensos que precisam se submeter a uma cirurgia é importante que a pressão arterial esteja bem controlada antes do procedimento. Além disso, pode ser necessário ajustar as doses dos medicamentos para evitar efeitos colaterais indesejados. O médico responsável pela cirurgia deve estar ciente do problema e coordenar com o médico responsável pelo tratamento da pressão arterial para garantir os cuidados adequados, com monitoramento frequente e uma avaliação cuidadosa do risco de complicações durante e após o procedimento”, destaca.
Ainda de acordo com o médico, a avaliação cuidadosa é extremamente importante para pacientes hipertensos que precisam se submeter a um procedimento cirúrgico. “Isso inclui avaliar a pressão arterial, verificar se os medicamentos estão sendo administrados corretamente, identificar qualquer outra condição médica que possa afetar o procedimento e determinar se o paciente está em condições de se submeter ao procedimento”.
Por fim, Dr. Daniel Sundfeld Spiga Real afirma: “As pessoas precisam monitorar regularmente sua pressão arterial e consultar um médico se tiverem preocupações ou sintomas relacionados à hipertensão. Outra questão fundamental é ter em mente que a hipertensão arterial é uma condição crônica que requer tratamento em longo prazo e que o controle pode ajudar a prevenir complicações graves”, conclui.
Fonte: Vanessa Ronquim Comunicação
Comments