CIRURGIAS
FRATURAS DE FACE
Fraturas de Face
Fraturas de face acontecem por traumas que acometem a região facial.
No Brasil, os maiores afetados são os adultos jovens do sexo masculino, tendo como principais causas os acidentes automobilísticos e a violência urbana.
As fraturas podem ocorrer em todas as partes da face, sendo as mais comuns a região nasal, a mandíbula(côndilos), a região periocular, a região dos dentes, intraorbital, a região da maçã do rosto - zigoma - e a região dos seios maxilares.
Os sintomas e as condutas dependem dos locais da fratura e do tipo de fratura.
O tratamento, quando com indicação cirúrgica, beneficia-se de sua realização no menor tempo possível.
Tratamento
O tratamento pode ser conservador, com redução fechada (fx nasal) e com cirurgia aberta com fixação dos fragmento com miniplaca e parafusos.
Cada caso e cada tipo de fratura demanda uma tática cirúrgica, sendo importante o paciente saber que o tempo de procura pelo cirurgião é essencial para um resultado mais natural.
Para adultos, a cirurgia deve ocorrer até 14 dias pós fratura, já nas crianças pelo processo de ossificação mais ágil, tal período pode ser no máximo de 7 dias.
Como principal exame a ser realizado, a Tomografia Computadorizada de Face com recosntrução 3D perfaz o melhor método para diagnóstico e programação cirúrgica.